07 fevereiro, 2010

Ação de verdade








Os atletas de final de semana que me perdoem, mas fotografar competidores de alto nível é outra coisa. No início, acompanhar o foco foi um pouco complicado (com uma Nikon D90). A velocidade desses caras, neste ponto em que fiquei, era impressionante. Fazer um ajuste na câmera, na hora errada, era o sufiente pra perder a foto. Para conseguir esse céu no fundo, fiquei a competição toda sentado na neve, câmera a uns 40cm do chão.

Nikon D90, lente Nikkor 80-200 f/2.8, velocidade 3200, f/4.5, foco contínuo.

UPDATE: Vamos lá: ISO 200, câmera em manual, leitura da exposição no esquiador (vejam que a cena aqui era um tremendo contra-luz, sem nenhuma nuvem no céu, e a ideia sempre é congelar até os flocos de neve que saem voando e desfocar ao máximo o fundo). Detalhe importante: as cores e a nitidez vieram não só do processamento no LR. Como essas fotos precisam ser capturadas em jpg, em função da quantidade e do tempo disponível, utilizei o image preset Vivid da Nikon. O foco contínuo, com leitura central, me pareceu a melhor opção. Na D90 não posso dizer que funcionou 100%, mas ainda é mais seguro que o single-servo (AF-S). E finalmente, passar muitas horas na neve, no meu caso, ataca sim a bronquite (e outras coisas mais). Mas acho que vale a pena.

7 comentários:

Carlos Gandara disse...

Perfeitas!
O risco é cortar os olhos de quem vê de tão "sharper". Duvidas: o foco continuo não vira um inimigo nas fotos em alta velocidade? Ele desempenhou bem? A opção nestes casos foi ler a luz no corpo do esquiador e usar a camera no manual ? Qual o Iso, porque 2.8, e 3200 não foi muito. Por ultimo: passar muitas horas deitado na neve não ataca a bronquite?
Grande fase!
Angel Fire ficou pequena. Tenta agora Apple Fire!

Veruskha disse...

mon dieu! da onde vieram essas cores!???
Lindo!

Anônimo disse...

Nossa! Tá cada vez melhor! Que explosão de cores maravilhosas!
Parabéns!

Anônimo disse...

Fantasticas,sao fotos de perfeito sincronismo entre a tecnicca e a arte! para quem tinha alguma duvida ,nao quanto a tua tecnica, mas sim quanto a tua sensibilidade artistica ,ai esta a prova do teu talento artistico.Tu es um GRANDE ARTISTA! Fantastico!

ABS
Harold Von Keller

Celso Tissot disse...

Bada, vc ja havia me falado destas fotos......o que eu vejo foi muito melhor do que imaginei!
Parabéns.
PS1.: e a Canon? teve pena de usar na neve, por isto a escolha de uma maquininha?
PS.: manda info sobre o uso do ISO no automático eu e ele não estamos nos entendendo

Danilo disse...

Pô, as fotos estão foda...
Mas não teve coragem de levar a marck II?

Abs
Danilo

Leandro Badalotti disse...

A Canon não tem medo de neve não... já está familiarizada. Acontece que só tenho a lente 24-70mm pra ela. E nessas situações, é indispensável uma boa tele.