19 março, 2010

Mallary - óculos #8


Eu ainda não descobri se esse blog é mais acessado pelos meus pais, ou pelo Ganda. Esse último está me cobrando descrições sobre o processo criativo das fotos.
Pô Ganda, tu acha que é assim, é?
Aqui não é o blog do Joe McNally.
É inevitável: esse tal de processo criativo (não me sinto confortável com essa expressão) é diretamente influenciado pelo que me cerca - as pessoas, locais, e o que tenho a disposição em termos técnicos.
O projeto dos óculos da Mallary, por exemplo. Eu não tive essa idéia do nada. Primeiro eu conheci uma pessoa que aparecia a cada dia com um óculos diferente. Interessado naquilo, perguntei quantos ela tinha - mais de 25 só aqui em Angel Fire. Com essa informação, foi irresistível para mim propor um retrato para cada óculos. E não é que ela gosta da idéia e topa a brincadeira?
A história por trás de cada foto depende basicamente do óculos em questão - cor, formato, estilo. Isso define o fundo, a expressão dela, e muitas vezes a luz que vai ser utilizada.

Agendamos essa foto na casa dela. Ambiente novo, levei o kit básico: 1 tripé, 1 sombrinha difusora e o flash 580EX II. É sempre a Mallary quem escolhe o óculos, e naquela noite esse preto foi o que saiu da caixa. Eu já estava há dias pensando quando faríamos uma foto p&b. Olhando pro óculos e sentindo o humor dela naquela noite, não tive dúvidas. Pedi pra ela trocar de roupa - eu queria o preto dos óculos, branco na roupa, e meios tons na pele - por isso também um figurino que não cobrisse todo o corpo.
Vamos seguir nessa linha até a foto #10. A partir daí, virão mudanças. Cada vez mais temos conversado que este é um projeto em conjunto, e estou querendo acrescentar trechos de suas poesias às fotos. Mas para isso, o estilo das imagens deve mudar. Aguardem.

2 comentários:

Unknown disse...

esta talvez seja a minha favorita da saga Mallory... como leigo não consigo explicar esse poder e expressividade do P&B... será que a ausência de cores de fato nos chamaria a atenção para texturas e contrastes?

Danilo disse...

Concordo, estava sentindo falta das descrições do nosso amigo Joe McNally tupiniquim...

Abs
Danilo