07 junho, 2009

Infinito azul

Essa não é inédita. Já apareceu aqui em 31 de março, no primeiro post sobre Nova York. O que mudou de lá para cá é que agora ela tem um título, inspirou meu amigo Cesar Dambros a escrever um texto e ontem recebi por ela minha primeira menção honrosa em Bienal, realizada pela Confederação Brasileira de Fotografia. (As 3 primeiras colocadas você pode ver aqui).
Fiquei pensando na situação... o simples fato de algumas pessoas elogiarem uma fotografia, ou esta receber algum tipo de premiação, pode mudar a íntima relação que o próprio fotógrafo tem com sua obra?
Eu confesso que comecei a mudar de opinião em relação a essa imagem quando li este texto:

O infinito, depois da luz
Lembro-me da primeira vez que abri um álbum duplo de vinil, revelando no interior da capa um universo de imagem escondido, sagrado, maior.
Ao olhar para essa imagem, de imediato voltei às duas abas de capas que se entreabriam, guardando um disco em cada lado e meu olhar em seu miolo.
E esse azul todo, quão longe me pode levar?
A luz nas árvores me parecem dizer de veias vegetais, como se visse as raízes das plantas numa imagem invertida.
Enquanto isso, a vida passa em pessoas que por ali passam mas são incapazes de ver o que esse olhar flagrou, porque tem nos seus olhares a pressa e, em seus corações, a lógica.
Mesmo a luz não se atreveu a desvendar o magistral silêncio que se desenhou pralém das formas e conteve-se em dar vida apenas às árvores e as pessoas.
Então, do silêncio de todo esse azul, te quero chamar de muitas formas diferentes mas, me consumo junto no matiz de sua profundidade primária e infinita.
Pois dentro de todo esse azul, todas as cores de minha imaginação renascem crianças e reinventam segredos.
E as pessoas continuarão a passar por ti, até mesmo enquanto foto, e não te perceberão.

Cesar Dambros

5 comentários:

Celli disse...

masaaaah guri!
parabéns!
e parabéns pro inspirado Cesar Tadeu

Samuel Rodrigues disse...

meu chefe é foda... e a foto é linda tb... parabéns a ambos

Anônimo disse...

cada vez mais estou convencido,voce é um artista de espectro internacional!esta foto sem duvida poderia estar sendo exposta no MOMA ......O SUCESSO SO DEPENDE DE TI!
HvonKeller

Celso Tissot disse...

Grande Bada!!!! aos poucos o reconhecimento do belo trabalho que tu faz vai chegando....... parabéns.
O texto do Cesar é muito bom, parabéns para ele também.
Abraços
Celso Tissot

Danilo disse...

Olha só, eu já tinha visto este post, mas quando vc falou no email sobre uma foto da sua viagem eu achei que era alguma foto de Aspen ou de Angel Fire.

Mas de qualquer jeito, parabéns, esta foto é excelente, a menção foi mais que merecida.

Abs.
Danilo