15 setembro, 2010

Who Am I?

Provavelmente quem frequenta esse blog já conhece o projeto Who are you?
Então vou usar o espaço para explicar um pouco como essa história nasceu.

Na época eu passava oito horas por dia no ambiente peculiar da Magnum In Motion, acompanhando trabalhos incríveis, de fotógrafos consagrados, e envolvido num grande projeto sobre o Afeganistão, do fotógrafo Larry Towell. Preciso dizer que o ritmo de trabalho era algo que nunca havia experimentado em nenhuma circunstância da minha vida profissional. Um exemplo é a história da fonte que usamos pra esse projeto: foi mais de uma semana exclusivamente pesquisando, testando, falando com designers de fontes, até chegar nessa aí, que foi usada para abrir e assinar todos os cinco trailers do projeto Larry Towell : Afghanistan.



Já sobre a edição em si, lembro que para alguns dos vídeos eu tinha mais de 10 versões diferentes no Final Cut. E ao invés daquela sensação de: ah, agora estragou tudo. antes estava melhor...
o que acontecia era o contrário, um sentimento de estar evoluindo pouco a pouco em cada nova versão. O Adrian (Kelterborn), diretor do departamento multimídia, é o tipo de cara que em uma semana conseguiu me ensinar mais sobre edição do que tudo aquilo que eu já havia aprendido nos últimos anos. Por isso que ouví-lo, discutir, e aplicar as sugestões davam aquela sensação de voltar pra casa no final do dia sabendo um pouco mais do que sabia pela manhã. Nem sempre era simples ou rápido, mas comparar o resultado das últimas versões com as primeiras ficava evidente a evolução.

Pois bem, somado a isso haviam os colegas que já mencionei aqui, o Marco e a Michelle, com seus projetos pessoais, suas referências, e sempre dispostos e trocar ideias e ouvir as dúvidas daquele que ainda não havia encontrado o seu projeto pessoal em NYC.
E uma pergunta que a Michelle sempre repetia, diante de qualquer coisa, me acompanhou muito durante a concepção do projeto: Quantas camadas você consegue visualizar nessa ideia?

Eu sempre soube que meu ponto de interesse estava nas ruas, nas pessoas. Isso é resultado direto daquela clássica sensação de se achar perdido e estranho num lugar novo e tão diferente de casa.
E o ambiente que mais me surpreendia era justamente o metrô.
Porque ali circulam milhares de pessoas, dividindo o mesmo espaço, fazendo aqueles minutos se tornarem parte da rotina de vários dias da semana, e parecia que nada conseguia abalar o individualismo e a aparente ausência de atenção/curiosidade pela pessoa ao lado. Os livros, jornais, e-readers, iPods contribuem pra isso, lógico. Mas eu também acho que no fundo, parte dessas pessoas têm sim algum interesse em saber quem é, afinal, a pessoa ali da frente, pra onde ela está indo, porque está carregando esse cachorro...?


Brynna

e onde será que esse camarada dormindo deve descer?


Daniel

e quais as histórias dessas tatuagens?


Mel T.

Foram necessárias várias abordagens frustradas, ideias abandonadas pelo caminho, novas descobertas apareciam em cada novo personagem, e noites e mais noites editando e revendo para encontrar qual a história de cada um. Sempre acreditei que para formatos como esse o que funciona melhor não é tentar apresentar a biografia de um personagem, e sim desenvolver uma história, encontrar um assunto que seja mais relevante em sua vida e narrá-lo através do depoimento e das imagens.

O fotógrafo Gilberto Tadday foi a primeira pessoa que viu o projeto. Disso nasceram encontros pra troca de opiniões e algumas de suas sugestões foram aplicadas aqui. Além do incentivo, que no início, diante das dificuldades e sem saber ao certo o que buscava com isso tudo, foram muito importantes.

Em outubro espero trazer novos episódios. Personagens interessantes é o que não falta naquela cidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Leandro,pelo que se subentende nas tuas preocupacoes posso perceber a seriedade profunda em plasmar uma vertente psisica social contestual em uma nova linguagem particular e universal ,que sem duvida esta emergindo! Pois so os individuos como tu,que se autoflagelam com profundas e inconstantes duvidas e perguntas sempre na busca do aparente inatangivel ,sao aquelas que foram eleitas para conduzir a humanidade para um nivel de exelencia!GO AHEAD YOU ARE A GREAT ARTIST! GOD TRUST IN YOU!
Von Keller