20 fevereiro, 2010

Corrida de pá

Quando ouvi pela primeira vez essa história de 'corrida de pá', me veio a cabeça uma imagem tosca e bizarra, achei que seria pura avacalhação, num contraste total com a elegância das competições de ski.
Não é bem isso. O troço é organizado e muito disputado. Veio até um time da Flórida correr (ou seria deslizar?) aqui em Angel Fire. Mobilizou muita gente, já que haviam passados uns cinco anos desde a última shovel race. Problemas com seguradoras... sabe como é, quem vai garantir a segurança da galera em cima de uma pá sobre o gelo morro abaixo, que nas categorias principais ultrapassam inacreditáveis 100 Km/h?












Agora com sinceridade, o que faltou?
Acreditem, a cena é muito radical. A pá faz barulho no atrito com a neve, o controle da direção é muito difícil, e a velocidade é altíssima. Mas porque nada disso está presente nas fotos?
Minha principal suspeita é o fundo. Precisamente a ausência de elementos no fundo. Comparando com as fotos da corrida de ski, esses caras parecem estar parados/estacionados. Lá havia o impactante céu azul, as bandeiras coloridas em 2º plano, e lá longe árvores desfocadas. Aqui não tinha como enquadradar nada disso. Eu até invadi a pista nas primeiras descidas, na tentativa de ficar deitado na neve, e quem sabe conseguir um pedacinho de céu no background. Mas a organização logo pediu para eu sair de lá.
A última foto é a única que passa alguma idéia de velocidade, em função da neve voando. Mas isso só acontecia depois da linha de chegada, pois é com os pés que os caras tentam parar a pá.
Pensei também em arriscar uns pannings, mas o benefício não valia o risco de perder o foco no rosto do competidor, pois o máximo que conseguiria é um fundo branco levemente riscado, sem informações/cores.
Agora, se alguém tiver alguma sugestão, por favor deixe nos comentários. Quem sabe na próxima consiga melhores fotos.

Nikon D300 (com grip, que permite 8,5 fps), lente Nikkor 80-200 f/2.8, prioridade de velocidade (1/2500), modo de medição center-weighted average (+0.33), foco contínuo (AF-C) com leitura central, image preset Vivid, ISO 200, cartão de memória SanDisk Extreme Ducati 4 GB.

2 comentários:

Carlos Gandara disse...

Talvez elas não sejam realísticas bastante para ti! Mas eu estou satisfeito com estas imagens. Tenho a noção suficiente do que é descer a montanha em uma pá! Tenho uma ideia pra estas fotos! Aguarde

Celli disse...

vou tentar fazer isso no lote atrás e casa .... ou nos morros dos pavilhões da Festuva...